
Santana Júnior - Terapeuta

Tengui Aula 3
Respiração - a chave da percepção
Um dos princípios fundamentais da prática do Tengui é a respiração. No Tengui utilizamos nossa respiração para ampliarmos nossa consciência, nossa percepção, nossa concentração e em consequência disso compreendemos melhor o que estamos fazendo e o que está acontecendo em razão do que estamos fazendo.
A respiração é largamente utilizada há milênios por praticamente todas as filosofias espirituais como um dos principais instrumentos para nos proporcionar o nosso desenvolvimento interior. A respiração fundamenta-se numa troca gasosa entre o corpo e o meio externo um processo chamado de “ventilação”. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia. Durante a respiração oxigenamos nossa corrente sanguínea que, por sua vez, fornece oxigénio a todos os órgãos do corpo: Sem o suprimento constante de oxigênio, as células não sobrevivem, e as primeiras a morrer são as células do cérebro, as mais sensíveis de todas. Se as células do cérebro morrerem, o organismo inteiro entra em colapso.

O fato é que a respiração aumenta a nossa vitalidade, disposição física, força mental, equilíbrio emocional e consciência de todas nossas funções psicossomáticas. No tengui usamos o recurso da respiração para estimular o desenvolvimento de nosso consciência e de nossa percepção
Quando respiramos não trazemos apenas oxigênio para nosso organismo, mas também energia vital. Essa energia vital é conhecida como “PRANA” para as ciências indianas, “CH’I” para os chineses, “KI” para os japoneses, “SOPRO DE RA” para os egípcios, “PNEUMA” para os gregos, “MANA” para os polinésios, “RUACH” para os hebreus e cabalistas judaicos, “BARAKA” para os sufis, “FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL” para os espíritas, “CHUL’EL” para os maias, “VRIL” para algumas escolas esotéricas e “ORGÔNIO” para o médico austríaco Wilhelm Reich. Essas denominações fazem alusão a mesma energia abundante presente em todo universo. Todas estas palavras são sinônimos de uma mesma coisa: energia vital, no Tengui a energia vital é o Dragão, que trataremos em breve.
Não é sem razão que praticamente todas tradições e religiões ancestrais relacionam a palavra respiração com o nosso espírito. A palavra grega para respiração, pneuma, também significa “alma” e “espírito”. No Budismo Tibetano, a respiração é vista como o veículo da mente, e a mente por si só é manifestação da consciência que para o budismo secular seria a manifestação da alma.
A energia vital flui por canais distribuídos pelo corpo, os nadis, e os meridianos dos tratamentos de acupuntura. Os sábios de todas a civilizações desenvolveram técnicas adotadas nas práticas espirituais capazes de equilibrar a energia vital. Quando o dragão flui naturalmente, o corpo está saudável enquanto desarmonias na fluidez da energia vital são fontes de doenças físicas e emocionais. A respiração inconsciente e automática executada pela maioria dos seres humanos é muito ineficiente, como qualquer outro ato quando feito sem propósito ou controle.
Quando respiramos profundamente, maximizamos na inspiração tanto oxigênio quanto de energia vital, sendo assim, a doença não tem como se instalar num ambiente extremamente oxigenado. O oxigênio e a respiração são os meios pelo qual se manifesta a ligação entre o corpo, o espírito e a mente que, quando bem conectados geram o verdadeiro sentido da vida e a alegria de se viver.
Nosso reservatório de energia vital está localizado no abdômen, local conhecido por muitos nomes como “Hara”, “Tan Den” ou “Nabhi Mula”, no Tengui nós o chamamos simplesmente de centro vital e ele fica a duas polegadas abaixo do umbigo. Esta reserva se inicia logo após o nascimento quando é cortada a conexão do bebê com a mãe e ele precisa respirar. Muitas artes marciais utilizam esta reserva para quebrar várias camadas de tijolos e gelo em demonstrações para população. Já para Yogues, o objetivo é controlar o Prana pela respiração para “controlar a mente” para nutrir um espírito calmo, um coração tranquilo e manter os sentidos e desejos sob controle, pois segundo os Yogues “quem controla a mente, governa a si e aos outros com sabedoria”. NO Tengui além de nutrir o corpo e o espírito a respiração é utilizada como uma potente ferramenta de expansão da consciência.
Para isso, não fazemos respirações complicadas, alternadas com retenções, inspirações e expirações. Apenas respiramos profundamente com o abdome.
Apesar de todos estarmos respirando constantemente, a maioria das pessoas não pratica a respiração diafragmática, que é como respirar corretamente. Este tipo de respiração envolve respirar profunda e lentamente do fundo do abdômen e encher seus pulmões a cada inalação.
A respiração do tórax é o oposto da respiração diafragmática. Com respiração torácica, as respirações são superficiais, e apenas a porção superior dos pulmões se enche de ar a cada inalação. Este tipo de respiração pode levar à fadiga, à falsa sensação de leveza e a um acúmulo de estresse excessivo ao longo do tempo.
Já a respiração diafragmática acarreta numerosos benefícios que estão associados a um substancial aumento na capacidade de oxigenação. Aqui estão apenas alguns desses benefícios:
REDUÇÃO DO ESTRESSE
A verdade é que uma respiração adequada pode mudar a maneira como você se sente emocionalmente. Ao respirar profundamente, uma mensagem é enviada ao seu cérebro que instiga o relaxamento.
Esta mensagem se estende então ao resto de seu corpo. Em breve, você sentirá uma calma física que só se amplia à medida que continua seus exercícios respiratórios mais profundos.
TENSÃO ARTERIAL E TENSÃO REDUZIDAS
A calma que vem sobre você enquanto respira profundamente com seu diafragma pode impactar positivamente sua saúde cardiovascular e equilibra seu sistema nervoso. É uma extensão da “resposta de relaxamento”, que induz a uma respiração lenta, um ritmo cardíaco lento e, por fim, um melhor controle da pressão arterial e redução da tensão nervosa. E isso gera uma série de consequências saudáveis:
Pulmões mais saudáveis
Equilíbrio do sistema nervoso autônomo
Melhoria do sistema imunológico
Diminuindo sua taxa de respiração
Melhorando a função respiratória
Melhorar a estabilidade do núcleo muscular
Melhoria da função pulmonar
Reduzir a produção do hormônio do estresse cortisol
Ajuda com o transtorno de estresse pós-traumático
Mas o mais importante para o Tengui é que o maior fluxo de oxigenação em seu cérebro amplia consideravelmente as sinapses neurais em seu cérebro construindo novas formas de percepção em seu cérebro, permitindo que pouco a pouco você perceba com cada vez mais clareza os movimentos da energia vital em seu interior.
Por tudo isso e muito mais, você deve desde o início dar uma profunda importância a sua respiração durante sua prática de Tengui, procurando praticá-la desde o início e sempre se vigiando para não deixar de respirar com seu baixo ventre.
Nossa prática respiratória consiste simplesmente em ao inspirar, expandir o baixo ventre (do umbigo para baixo), sentindo preencher de ar esta parte de seu corpo, em seguida seu ventre e somente depois a parte superior de seu peito. Ao expirar seguimos o sentido contrário primeiro expiramos o ar da parte superior do peito, depois do ventre e finalmente do baixo ventre.
Além de isso fazer a verdadeira diferença em sua prática de Tengui, este movimento coordenado de sua respiração ainda será um ótimo exercício abdominal que com o tempo mostrará seus frutos.
Neste processo todo há apenas uma regra que deve seguir: Não faça força! Sua respiração tem que ser natural sem forçar excessivamente sua musculatura.
Tengui ® - Tengui é marca Registrada e todos os direitos autorais dos textos, áudios, vídeos, símbolos e imagens foram reservados na Biblioteca Nacional.
Conteúdo do Áudio:

Olá, para facilitar o seu entendimento eu estou deixando abaixo para você o texto usado na gravação da Aula, para que você fique ciente de todo o seu conteúdo e através da leitura tenha mais um meio de absorver o ensinamento contido na aula. Mas, não deixe de ouvir o áudio da aula e seguir as instruções contidas nele, você vai ver que a experiencia ensina muito mais e muito mais rápido.
Boa aula para você!
Por favor! Sente-se!
Procure uma posição confortável para seu corpo, mas mantenha suas costas eretas.
Coloque sua mão esquerda sobre sua mão direita. Reúna a ponta de seus polegares. Coloque suas mãos logo abaixo de seu umbigo. Descanse o peso delas sobre seu colo.
Respire, Lenta e profundamente. Sinta o ar que entra e sai de suas narinas. Preste atenção ao ar
Procure deixar seu corpo imóvel, quieto, sendo que o único movimento feito por ele seja sua respiração.
Vamos continuar com o trabalho de preparação de sua mente para entrar e permanecer em estados alterados de consciência, para que possa aprender, e desenvolver suas habilidades, com mais facilidade e com muita rapidez. Para isso.
Relaxe sua mente e coloque atenção em seus olhos.
Relaxe seus olhos, visualize uma luz verde suave, brilhante elétrica, viva.
Esta luz em seus olhos é o sinal, a ordem para a sua mente entrar em um estado muito profundo. O estado de Meditação Verde.
Ao brilhar seus olhos com esta luz verde, seu corpo vai relaxar, as batidas de seu coração, vão ficar fortes, compassadas e tranquilas!
Veja seus olhos se iluminarem de verde, ponha sua intenção, e sua atenção nesta luz. Tanto faz suas pálpebras estarem fechadas ou abertas. Quando você brilhar seus olhos, com esta luz verde, sua mente vai entrar em um estado profundo de concentração e meditação, o estado de meditação verde, em que você vai poder aprender enquanto houve esta gravação, e continuar trabalhando normalmente, sem se distrair de seu trabalho, sua concentração vai estar firme no que faz. Esta luz verde é uma ordem, um comando para sua mente! e ela obedece imediatamente.
Ao brilhar seus olhos com esta luz verde, seu corpo vai relaxar, as batidas de seu coração, vão ficar fortes, compassadas e tranquilas. Sua respiração vai ficar profunda e tranquila. Agora lá no fundo de sua mente diga a si mesmo e compreenda o que diz, aceitando esta ideia e a incorporando em seu interior; repita mentalmente:
EU SOU O QUE O CRIADOR É. Vivo e me movo no interior de Deus! Portanto! EU SOU ELE, ELE É EU!
Ao brilhar seus olhos, sua mente recebe e aceita o comando imediatamente! toda tensão desaparece toda preocupação vai embora você se dedica ao que está fazendo, enquanto sua mente aprende, compreende e se torna apta, a executar com facilidade as lições que vai receber enquanto estiver neste estado. E o brilho de seus olhos com esta luz verde é sinal, é o comando, a ordem que te traz imediatamente a este profundo estado de meditação, o verde.
Mantenha o brilho desta luz verde em seus olhos, e enquanto vou contando regressivamente de 8 a 0, sua mente vai entrando e um estado de profunda concentração e capacidade de aprendizado: O estado de meditação verde.
OITO!
Sinta o brilho de seus olhos, essa luz verde leva você a um estado alterado de consciência, onde a sua concentração e sua capacidade de aprendizado é milhares de vezes maior que em seu estado normal, tudo o que você aprender ou fizer neste estado vai ficar profundamente gravado em sua mente, e você vai continuar atento a tudo a sua volta e sendo perfeitamente capaz de aprender, enquanto trabalha ou passeia, dança ou até mesmo conversa com alguém.
Sua mente recebe e aceita imediatamente o comando do brilho de seus olhos.
SETE!
Ao brilhar seus olhos, sua mente entra em um estado muito profundo, de concentração e meditação e você será capaz de permanecer neste estado pelo tempo que desejar. E somente sairá dele quando colocar sua intenção neste desejo. E sua mente aceitará o comando naturalmente e imediatamente.
SEIS!
Cada vez que você entrar neste estado você vai ser capaz de entrar nele mais rapidamente! em um estado cada vez mais e mais profundo! Com uma capacidade de aprendizado cada vez maior.
Quanto mais usar o brilho de seus olhos, entrará mais rapidamente e mais profundamente neste estado. O comando ficará mais forte, porque você quer e aceita que seja assim! Você quer entrar nesta meditação verde.
CINCO!
Tudo o que aprender neste estado de meditação verde, vai ficar claro em sua mente consciente e subconsciente. Sua memória e compreensão vão ser cada ver mais e mais perfeitas, você vai ser capaz de se lembrar e compreender os mínimos detalhes de tudo o que aprender. Você está desenvolvendo uma super memória a cada vez que brilha seus olhos.
QUATRO!
Tudo o que você aprender neste estado de meditação verde, você vai ser capar de pôr em prática imediatamente, executando tudo o que aprender com perfeição de um mestre no assunto. Neste estado você percebe que tem tempo para tudo, pois tudo acontece com harmonia e muito facilmente.
E o brilho de seus olhos é o poder que te traz a esta condição é o comando aceito por sua mente. O comando para entrar e permanecer neste estado de meditação verde.
TRÊS!
Da próxima vez em que brilhar os olhos vai entrar mais rápido e profundamente nesta meditação verde. Vai sentir a alteração imediatamente de seu estado de consciência.
DOIS!
Sinta o brilho de seu olhar, e entre imediatamente em meditação verde, sua atenção, concentração e capacidade de aprendizado aumentam imediatamente, permaneça neste estado pelo tempo que quiser. Você respira lenta e calmamente com seu baixo ventre e com seu peito. Uma paz profunda toma conta de todo seu ser. Todas as preocupações desaparecem, porque aqui, em meditação verde, você sabe que pode conquistar ou realizar qualquer coisa.
Um!
Sinta o brilho de seu olhar verde, este estado é natural para você. Você entra e sai dele quando desejar, basta querer. Você sente o Dragão e você sabe que tem poder sobre Ele. Você se sente seguro, calmo, tranquilo concentrado, focado e atento ao que está fazendo.
Zero!
Feito! Você está em um profundo estado de consciência, o estado de meditação verde, em que foi colocado pelo brilho de seu olhar! e vai permanecer nele, até o momento em que desejar sair. Você não precisa mais prestar atenção no brilho de seus olhos, o comando já foi dado e foi aceito por sua mente.
E ao entrar neste estado você sente muito prazer, muita paz, muita alegria e felicidade, você está centrado em si mesmo, seguro e consciente de que agora você vai começar a aprender a ser uma pessoa muito melhor, capaz e dona do próprio destino.
Agora, respire fundo! Ponha sua intenção quatro metros acima de sua cabeça, sinta este lugar no alto. Sem palavras mentais, ponha sua intenção de agradecimento ali.
A linguagem dos pássaros é uma postura interna, um sentimento, uma sensação, uma intenção, um ato interior de vontade. Uma decisão firme que você toma em relação a algo, que uma vez decidida, não se volta atrás. Sobre esta concepção quando você coloca sua intenção em algo, você evoca em seu interior todas estas ações ao mesmo tempo, este ato interior seu causa em sua mente uma sensação que contém em seu interior a informação que deseja transmitir. Quando você produz esta sensação em sua mente, dizemos que você falou a linguagem dos pássaros.
Esta intenção de agradecimento que colocou agora em Albimaram a quatro metros acima de você, foi uma palavra na língua dos pássaros. Assim a sua intenção ou desejo de algo, expressa nesta língua uma informação muito precisa, perfeita, exata! Que quando misturada com palavras mentais se distorce, se perde, ou se confunde. Aparece ao espírito como um barulho desconexo. Por isso o dragão não presta atenção, ele apenas ouve a sua intenção, seu canto interior na linguagem dos pássaros.
Da última vez pedimos que colocasse sua atenção à sua frente para comunicar sua intenção ao Dragão. Mas na verdade o dragão está em todo lugar, à sua frente, atrás, em cima em baixo, e também dentro de você. Agora com os olhos de sua mente, olhe para o centro de sua cabeça, ponha sua atenção na energia do Dragão que está aí no centro de sua cabeça. Relaxe sua testa. Relaxe sua nuca enquanto mantém a sua atenção no centro de sua cabeça. Respire com ritmo, preencha o baixo ventre e depois seu peito, esvazie primeiro seu peito e depois seu baixo ventre. Deixe este ritmo acontecer com naturalidade.
Ponha sua atenção na energia, você pode dizer a ela o que quiser. Mas antes de dizer, você tem que saber exatamente o que quer! O que você quer? Dinheiro? Felicidade? Alegria? Companhia? Qualquer que seja seu desejo você deve expressar ao dragão, com sua intenção, na linguagem dos pássaros e no silencio de sua mente o que quer dizer sem palavras ou imagens mentais. No primeiro momento vai parecer difícil sustentar uma única intenção ou desejo, ou seja, uma palavra na língua dos pássaros, mais aí vai misturar a este desejo agradecimento, que é uma segunda palavra, em seguida alegria e depois felicidade, que são quatro palavras. Depois de muita prática terá um diálogo inteiro. Mas para atingir seu objetivo, uma palavra normalmente basta.
Por enquanto aprenda apor sua intenção em uma única ideia em um único desejo e a sustentar esta intenção. Diferente do diálogo comum onde uma palavra segue outra na linguagem dos pássaros usamos todas as palavras que queremos exprimir de uma única vez e a mantemos até nosso interlocutor a absorver em seu interior.
Ponha agora, sua intenção na energia no centro de sua cabeça, não faça força. Apenas sinta a energi. Sinta sua intenção com seu desejo que quer realizar, e sustente esta intenção, sinta-a! relaxe seu corpo, e a tensão em sua testa e nuca. Relaxe o centro de sua cabeça. A tensão impede que sua intenção seja expressada, impede que a energia flua, e consequentemente seu objetivo não é alcançado, por isso, preste muita atenção ao relaxamento de seu corpo enquanto está concentrado em sua intenção.
Mantenha sua intenção firme, e observe as respostas do dragão. As respostas do Dragão são seus sentimentos, medos e inseguranças interiores gravadas em seu registro, que ele traz de volta a sua mente e a sua memória para lhe perguntar. _ O que faço com isso? _com seus desejos anteriores?
A resposta é sempre a mesma, não importa quantas vezes ele evocar suas intenções anteriores. A resposta tem que ser sua intenção, mais alegria e felicidade. Alegria e felicidade, são como água e sabão, vão limpar seu registro. E esta pergunta do dragão, não vai ocorrer somente no momento em que estiver aqui concentrado, vai ocorrer durante todo o dia, todas as vezes em que ele for alterar o universo a sua volta, para produzir o que quer, ele vai questionar sobre as informações em seu registro, e isto pode ocorrer muitas vezes. De agora em diante, você vai ser capaz de perceber, quando em sua mente for lhe feita esta pergunta, quando um pensamento de medo, insegurança, pobreza. tristeza ou qualquer ideia negativa, surgir em sua mente, você vai reagir imediatamente, concentrando sua intenção em alegria e felicidade.
Para o dragão, não importa quantas vezes você vai mudar sua opinião, mas, a cada vez que mudar, ele vai mudar sua ação, ele vai mudar a realidade a sua volta. Cabe a você, somente a você, dar um basta ao sobe e desce de sua vida. Fique firme em seu desejo, em sua intenção, até que todas as mensagens anteriores, sejam lavadas, até que todas as inseguranças, e os medos desapareçam, então você terá uma intenção firme e sem desvios, você terá Tengui. Tengui é esta capacidade, de se postar em relação a sua intenção, sustentando-a ,pelo tempo que for necessário! e de agora em diante! voce tem esse poder interior!, Você tem Tengui! Uma intenção firme e sem desvios!
Por isso, Tengui é a arte de domar o Dragão. Não porque você vai submetê-lo, ou controlá-lo, mas porque vai trabalhar em harmonia com ele. O peixe não controla o mar, mas nada em suas correntes, indo aonde quer!
Respire fundo. Mantenha sua intenção firme e acrescente a ela, alegria e felicidade, toda vez que o Dragão lhe perguntar o que fazer, com aquilo que você tem em seu interior. Ponha sempre agradecimento em suas intenções. Sua mente vai ficar atenta ao questionamento do dragão, e você vai ser capaz de reagir sempre, Com alegria, felicidade e agradecimento porque você tem Tengui, uma intenção firme, e sem desvios.
Agora, treine sua intenção, treine sua percepção deste desejo seu, e como expressá-lo na língua dos pássaros. Mantenha seu corpo e mente relaxado, a tenção, faz a língua dos pássaros parecer um disco riscado, onde a informação sai aos pedaços, e não inteira. Segure as rédeas de sua mente, para que sua imaginação, não seja impulsionada por sua intenção, e você, crie fantasias a respeito de seu desejo e sua realização, palavras e imagens mentais, interrompem a transmissão de sua intenção, esvazie sua mente e relaxe, energia tem que fluir, como um sopro suave!
Quem tem Tengui, tem uma intenção firme e sem desvios. Quem tem Tengui tem tudo.
Tudo o que você conscientemente pede ao dragão ele realiza imediatamente, mas você tem que pedir com sua intenção, uma intenção firme e sem desvios.
De hoje em diante, você vai olhar para dentro de si, e vai claramente perceber a intenção com o qual está movendo seus pensamentos, palavras, sentimentos e atos. Vai perceber o que de verdadeiro você tem por dentro, e com sua vontade vai facilmente transformar tudo em amor, alegria, felicidade, abundância, saúde e confiança.
Você naturalmente crê, no poder interior que existe dentro de você. Agora você conhece a língua dos pássaro e pouco á pouco, vai se tornando fluente nela, da próxima vez que entrar em verde, vai ser mais fácil estabelecer sua intenção, e sustentá-la. Direcionando o dragão, para construir uma vida de riquezas infinitas para você! e para aqueles que ama.
Tudo o que você aprendeu aqui, neste instante, vai ficar profundamente gravado em sua mente, em seu interior, e você, naturalmente, irá colocar em prática seu novo conhecimento, como se fosse algo natural e inerente a você. A língua dos pássaros torna-se cada vez mais fácil e você consegue sentir e a compreender com tranquilidade.
Ao sair deste estado, você vai continuar calmo, feliz, alegre tranquilo, confiante, e seguro de si mesmo, nada vai abalar sua confiança ou sua crença em seu poder pessoal e em sua harmonia com o Dragão. Vai perceber que cada vez mais consegue perceber a língua dos pássaros por trás de suas palavras, pensamentos sentimentos e atos. E vai sempre, desejar voltar a esta meditação verde, o mais brevemente possível.
E quando, voltar a este estado de meditação verde, vai entrar nele, mais rapidamente, e muito mais profundamente, sua mente, vai ficar cada vez mais receptiva, a este aprendizado, e vai desejá-lo cada vez mais.
Vai permanecer perfeitamente focado, e concentrado em seu trabalho, e em sua própria vida e crescimento interior
Então diga a si mesmo, e compreenda, lá no íntimo de seu ser, o significado destas palavras:
Eu Sou o Templo. O meu Deus é a Minha consciência. Minha casa é o Universo. Meu Universo sou Eu! Toda sabedoria, conhecimento, alegria e felicidade, habitam em meu interior! A Harmonia e a presença divina se expressam continuamente através de mim. Eu sou, o eterno provedor de riqueza, prosperidade, e felicidade, a todos que me cercam. E todo o universo, trabalha a meu favor. Eu sou todo Amor, e agradecimento.
Quando julgar que terminou, pressione suas pálpebras, e ponha sua intenção em sair deste estado de meditação.
Muito obrigado, por compartilhar conosco desta jornada, ao mais sagrado do seu interior.
Que Omanam desperte em sua consciência!
E a percepção do divino se manifeste em todo o seu ser!